GERENCIAMENTO SOCIAL COMEÇA COM
DADOS
O Instituto Estimar é especializado no levantamento e análise de dados para organizações que buscam informações para apoiar investimentos sociais, com foco no conceito ESG (ambiental, social e governança corporativa).
ALGUNS DE NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Avaliação de Projetos Sociais
Diagnóstico Participativo
BDGS
Mapa Falado
Sua organização precisa de informações socioeconômicas e ambientais detalhadas sobre o território em que atua? Com a BDGS, gestores sociais têm acesso rápido e fácil a dados essenciais, como população, PIB per capita, abandono escolar, beneficiários do Bolsa Família, desastres climáticos, entre outros indicadores. O Sistema facilita a elaboração de relatórios e apresentações, otimizando a comunicação entre gestores e stakeholder. A BDGS centraliza tudo em um só lugar, combinando dados oficiais com uma interface intuitiva e desenhada especificamente para o setor de gestão social.
O Mapa Falado é uma técnica qualitativa e participativa, altamente eficiente na produção de conhecimento e na transformação territorial. Por meio desse processo, os moradores de uma comunidade são convidados a compartilhar suas percepções sobre o espaço onde vivem. Isso permite a construção de um mapa coletivo que reflete tanto os problemas quanto as potencialidades do local.
Os resultados de um projeto social podem ser difusos e subjetivos, mas ainda assim, mensuráveis e relevantes para uma reflexão crítica e o aprimoramento das ações. O Instituto Estimar utiliza uma metodologia que combina técnicas qualitativas e quantitativas na criação de indicadores que abranjam quatro dimensões de um projeto social: objetivo central; processo de execução; resultados sociais indiretos e nível de independência em relação aos gestores e/ou patrocinadores. Essa estrutura permite o estabelecimento de parâmetros para avaliação e comparação de diferentes projetos gerenciados pela organização.
Pesquisa em Pauta
O Diagnóstico Participativo é uma ferramenta importante da gestão social. Trata-se de um método que promove a reflexão conjunta e a busca de soluções para uma determinada realidade social — seja ela ambiental, social, econômica, de um território ou de um projeto. Com o auxílio de um facilitador, o grupo, de caráter plural, refletirá sobre dados qualitativos e quantitativos, discutirá problemas e suas causas, identificará potencialidades e buscará soluções viáveis. O diagnóstico participativo não é o fim de um processo, mas sim o início. As questões levantadas deverão ser pactuadas pelo grupo e resultar em um plano de ação.
Um projeto realizado e custeado pelo Instituto Estimar, que visa colaborar com a reflexão de temas de interesse social
BRASIL MOSTRA A SUA CARA