MÉTODO QUANTITATIVO
É um método que busca informações de forma objetiva, possibilitando uma leitura quantitativa de determinado assunto. É muito utilizado para identificar características de grupos, assim como mensurar opiniões, atitudes, comportamento etc.
Palavra-chave: Quantos
As diversas técnicas de coleta de dados quantitativos – entrevistas pessoais, por telefone, pela internet - apóiam-se em questionários com uma seqüência de perguntas, objetivas, encadeadas e, em grande parte, questões fechadas (ou seja, que já contam previamente com as opções de respostas).
As pesquisas quantitativas podem ser censitárias (quando o levantamento abrange todos os elementos do universo) ou amostrais (quando se restringe a uma parcela representativa do universo).
MÉTODO QUALITATIVO
O método qualitativo explora dimensões mais subjetivas do comportamento do entrevistado. É utilizado quando se procura entender valores, expectativas, percepções etc.
Palavra-chave: Por quê
Técnicas
Grupos de discussão
É uma reunião de um grupo de pessoas convidadas para trocarem idéias sobre um determinado assunto, mediado por um especialista. Este moderador apóia-se num roteiro de pautas das principais vertentes do problema abordado e procura estimular a livre manifestação associativa e a troca de opiniões.
Entrevistas em profundidade
São entrevistas pessoais realizadas por um especialista a partir de um roteiro. As entrevistas exploram com maior profundidade questões sobre um determinado tema. Essa técnica é empregada quando as agendas dos participantes dificultam uma reunião, ou quando o assunto exige individualidade.
DADOS SECUNDÁRIOS
Levantamento de dados, já coletados para outros fins, brutos ou já sistematizados que, inseridos em contextos específicos podem indicar dimensões novas ou mudanças de um aspecto da realidade. Esses dados podem ser gerados pela própria organização na qual a pesquisa se realiza, ou por fontes oficiais externas.